2 comentários

Dilma Rousseff na lista da Forbes


A segunda vitória de Dilma Rousseff em menos de uma semana. Após ser eleita a primeira presidenta do Brasil, a petista passa a integrar a lista da Forbes dos mais poderosos. A publicação deu à futura governante o 16º lugar em seu ranking. Ela é a única mulher brasileira a figurar entre os escolhidos.

Dilma governará aquela que é a principal economia da América Latina e uma das maiores do mundo. Ela terá em sua trajetória uma Copa do Mundo (2014) e lançará as bases para uma Olimpíada (2016). A sucessora de Lula também será desafiada a manter e expandir os ganhos sociais do governo do qual fez parte. Dilma se torna a líder de todo o processo socioeconômico que o país atravessa nos últimos anos. Esses são motivos mais que suficientes para fazer dela a ocupante do 16º posto na lista da Forbes.

Entretanto, para além de toda essa conjuntura, a eleição de Dilma Rousseff já é um fato histórico, independentemente, dos resultados que ela obterá como governante. Ela é a primeira presidenta do Brasil. Eleita democraticamente. Este acontecimento é um marco da luta contra a desigualdade de gêneros. É uma vitória para todas as mulheres brasileiras, cidadãs que ainda necessitam de muitas transformações socioculturais para adquirirem o respeito que merecem.

A Forbes, de certa forma, reconheceu a importância do êxito eleitoral de Dilma. Enquanto era apenas candidata à presidência da República, ela ficou com 95º no ranking que a publicação fez das cem mulheres mais poderosas do mundo. Agora, eleita, a próxima governante do Brasil tem o 16º entre os mais poderosos do mundo, segundo a concepção da revista norte-americana.


Imagem: Creative Commons/Google

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...