Ela e outras mulheres


As mulheres segundo uma perspectiva masculina. É isto o que traz Ela e outras mulheres de Rubem Fonseca. A obra é composta de 27 contos breves. Exceto, Ela, que dá título ao livro, todos outros são intitulados com nomes próprios femininos. Começa com Alice, termina em Zezé.

Os contos têm a concisão e o ritmo peculiares da linguagem do autor. Às vezes, os enredos se desenrolam de maneira previsível, mas, o interesse se mantém mesmo assim, por causa da forma. O texto de Rubem Fonseca é sempre um prazer.

Marcantes elementos característicos da literatura do autor estão presentes na obra. Sexo, violência, vingança, obsessão costuram as tramas. Dignas do melhor estilo, as frases vão direto ao assunto e, por vezes, são curtas. Sem rodeios, sem eufemismos. As personagens são de uma sinceridade pungente.

A grande maioria dos contos são narrados por personagens masculinas. Os homens são também os protagonistas. Porém, são as personagens femininas que decidem os rumos das histórias. Os homens nunca têm o controle da situação, as mulheres sempre os surpreendem. Entretanto, a meu ver, isto não impede que em algumas passagens os relatos sejam, tipicamente, machistas.

Ela e outras mulheres cumpre seu papel: instiga, diverte e mantém o leitor apegado às páginas do livro até que ele termine. A ficção esboça o retrato da realidade, às vezes, com cores bem fortes.


FONSECA, Rubem. Ela e outras mulheres. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Imagem: Divulgação


btemplates

0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...