O presente do dia das mães



As duas primeiras semanas de maio são dedicadas às mães. Já é tradição. Neste período, acontecem diversas homenagens mais que merecidas para estas figuras que são fundamentais nas nossas vidas.

O comércio fatura alto com a comemoração do dia das mães. A data é uma das que alcançam os mais elevados números de vendas, rivalizando apenas com o dia das crianças e o Natal. As lojas fazem de tudo para conquistar a preferência dos filhos, clientes ávidos por comprar um presente que demonstre o carinho que eles sentem pelas suas mães e as deixem um pouco mais felizes nesta data.

Mas, a festa não é só das mamães, é da publicidade também. Anúncios e mais anúncios invadem as ruas, a internet, a televisão, o rádio, os telefones, as revistas, os impressos, e, onde mais houver espaço para a comunicação.

E, nos dias de hoje, as campanhas publicitárias não querem somente nos fazer consumir produtos, elas querem fazer com que nós nos sintamos bem. Sabe aquela publicidade da empresa de cosméticos que tenta nos convencer que todo dia deve ser maravilhoso? Ou a propaganda da montadora de carros que nos aconselha a aproveitar o melhor da vida? Há também a família que vive em constante estado de felicidade nos comerciais das lojas de departamentos. É disto que estou falando... Às vezes, os produtos nem têm destaque nas publicidades, o importante é persuadir os consumidores de que determinada marca faz parte de uma existência feliz. Por consequência, as vendas acontecem...

A publicidade sempre foi um retrato de sua época, é necessário estar em sintonia com o público para poder vender bem. Atualmente, como valorizamos o bem viver, o estar confortável com nossas escolhas e com o nosso estilo de vida, as campanhas publicitárias agem assim, querendo vender o bem-estar.

O jornalismo também entra no clima de comemoração do dia das mães. Dentre as tantas reportagens que li sobre este tema, uma me chamou a atenção. Achei bastante interessante porque ela falava justamente disto, de como a publicidade e, por conseqüência os presentes mais vendidos nos dias das mães, acompanhavam as mudanças sociais.

A matéria evidenciava o que é fácil perceber: a tendência de presentear as mães com objetos domésticos. A reportagem mostrava onze tipos de presentes que as mães mais receberam ao longo da história, destes, seis eram utensílios para o lar. Na primeira metade do século XX, tiveram destaque ferro de passar, fogão a gás, rádio, refrigerador, enceradeiras e televisores. Com o aumento da atuação feminina no mercado de trabalho, se sobressaíram eletrodomésticos que propiciam à mulher maior tempo de descanso, dentre eles, microondas, processadores de alimentos e máquinas de lavar roupas.

Equipamentos para a casa sempre estiveram associados ao dia das mães. Há quem explique esta situação alegando que a mãe é a figura mais identificada com lar. O engraçado é que o fogão, a máquina de lavar roupas e o microondas também prestam serviços aos homens, afinal, todos precisam de roupas limpas e de comida, entretanto, não é costume presentear os pais com este tipo de objeto. Minha mãe sempre me alertou: quero presente pra mim, não para a casa. Talvez seja o caso de instituir o dia da casa! Os comerciantes e publicitários aprovariam...

Independentemente da movimentação do comércio, das publicidades e do tipo de presente, o importante é que o dia das mães é mais que merecido. A data é um símbolo do carinho que devemos dedicar, durante todo o ano, a essas queridas que nos cercam de amor. É um dia para homenagearmos as mães, e por conseqüência, a família. Isto, nunca é demais.




Imagem: Daniela Fonseca

btemplates

0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...