Por que presidenta?


Depois que Dilma foi eleita, criou-se uma alternativa para a palavra “presidente” no Brasil. Agora, também pode ser usada a variante “presidenta”. É óbvio que este vocábulo já existia, entretanto, foi a eleição de Dilma para o mais alto posto do Executivo que acendeu a discussão sobre o termo "presidenta". Aliás, é desta maneira que Dilma prefere ser chamada.

Os gramáticos já informaram que as duas formas são perfeitamente corretas. Portanto, é uma questão de escolha. É importante lembrar que o uso influencia a língua. Por outro lado, os usos nascem das realidades sociais.

Ontem, foi ao ar a participação de Dilma no programa Mais Você, na ocasião, ao ser questionada por Ana Maria Braga sobre a razão da escolha por “presidenta”, a governante deu uma resposta convincente. Dilma revelou que é uma homenagem às mulheres. Ela ressaltou a importância da inserção feminina no mercado de trabalho. Esta conquista é fruto de uma luta perpetuada através dos anos e que tornou real a oportunidade de eleger uma mulher para o principal cargo do país. É em nome de todas as mulheres que Dilma considera importante o fato de a primeira presidente mulher ser “presidenta”. Isto demarca a vitória feminina. É um motivo justo e mais que suficiente para adotar a forma “presidenta”.

Imagem: Fotos Gov/Ba

btemplates

0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...