Dia Internacional da Mulher


É hoje o dia da alegria e a tristeza nem deveria pensar em chegar”, não é bem isto que diz um famoso samba-enredo, porém, é o que eu penso sobre o dia de hoje. Entretanto, a realidade não é exatamente esta. Hoje é o Dia Internacional da Mulher e é também Carnaval, mas, infelizmente, não há apenas motivos para comemorações. São cem anos do Dia Internacional da Mulher e reivindicações históricas continuam atuais.

Elegemos uma presidenta. Porém, ainda temos poucas deputadas, senadoras e, muito que aumentar em nossa participação política.

Nos inserimos no mercado de trabalho. Entretanto, ganhamos menos que os homens quando desempenhamos funções iguais às deles, enfrentamos mais barreiras para ocupar cargos de liderança e ainda há preconceitos em relação à maternidade no mundo dos negócios.

Estudamos mais tempo que os homens, somos a maioria quando assunto é ter diploma universitário. Todavia, estamos em desvantagem no número de representantes no mercado de emprego formal.

Podemos nos ver como seres humanos detentores de direitos e deveres. No entanto, ainda há o tráfico de mulheres, mutilações, o turismo sexual e diversas outras manifestações de machismo, discriminação e violência.

Fizemos a Lei Maria da Penha. Contudo, nos falta proteção efetiva. O número de mulheres que são agredidas e assassinadas é alarmante.

Devemos comemorar o Dia Internacional da Mulher porque nada nos foi concedido de graça. Todas as conquistas foram advindas de mobilizações e do trabalho de todas nós. Não podemos nos esquecer do nosso dia e nem da nossa luta diária.

Temos o Dia Internacional da Mulher. Mas, ainda não temos motivos para fazer com que este dia seja um Carnaval de alegria.


Imagem: Daniela Fonseca.

btemplates

1 comentários:

oops I did it again disse...

lindo!
feliz nosso dia!

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...